Aniversário 2.0

Hoje é dia de festa…

Uma frase da treta, mas é a mais pura da verdade “Tão perto, mas tão longe.” e retrata o estado em que por vezes deixamos chegar as nossas relações, as nossas ligações.

Num mundo cada vez mais social, a realidade é triste, mas só uma: Estamos a ficar mais sós! Mais distantes, mais desleixados com o próximo, mais ocupados com o que não importa e menos ligados com quem está à nossa volta.

Tomo como exemplo o dia de aniversário ?. A celebração do aniversário de alguém era motivo para nos juntarmos, tirar uma hora do dia, beber um café, trocar dois dedos de conversa ou até lanchar. Tínhamos “um tempo para estar”. Isso já foi o tempo. Agora não há tempo a perder.

Hoje, trocamos uma simples e seca mensagem com um clique. Abrimos o browser e somos alertados do aniversário da “Maria” de forma subtil no canto do ecrã. Os desejos de um dia feliz são rapidamente replicados de forma igual por mais duas ou três pessoas que fazem anos e duma forma parva, esperamos contentes quando do outro lado nos dão um “like”.

Aumentamos o espaço e ficamos cada vez mais separados de quem conhecemos. Ficamos ano após ano, a conhecer menos quem devíamos e gostávamos de conhecer mais. Perdemos o tempo para conhecer.

Pudemos mudar, basta querer e fazer acontecer. Ainda há tempo para cantar até ao fim,

…uma salva de palmas!